AVISO: O programa do Sci-Fi Lx 2018 encontra-se ainda em desenvolvimento. As condições apocalípticas actuais não nos permitem assegurar uma navegação isenta de turbulência espacial e podem levar a qualquer mudança nas datas, programas, convidados e oradores sem aviso prévio.
Descubram aqui todos os workshops programados e os links para neles se inscreverem. Sempre que exista um número máximo de participantes, a inscrição é considerada por ordem de chegada. Todas as inscrições para além do número máximo de participantes são consideradas suplentes, entrando em lista de espera por ordem de chegada. Sempre que haja um número mínimo de participantes o workshop só se realiza se houver inscrições em número igual ou maior que o número mínimo de participantes. Todos os pagamentos referentes aos workshops deverão ser efectuados na área de inscrições, durante o evento, até 15 minutos antes do início da sessão.
Filme “Os Extraterrestres”
CANCELADO
Descobrir a Impressão 3D
Artur Coelho
Domingo, 15 de Julho – 14h00
Inscrição: https://goo.gl/forms/CPJv0H0uuEfneE1H2
Duração aproximada: Uma hora e meia Custo: 1€ (convertido em rifa) Nºmáximo de Participantes: 20
Nesta sessão, daremos aos participantes uma visão do potencial e impactos da tecnologia de impressão 3D, mostrando também o como fazer, da conceção e modelação 3D à impressão. Este workshop só é possível graças ao gracioso apoio do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.
Artur Coelho talvez sofra os efeitos psicológicos da inalação de derretimento termoplástico numericamente controlado. Acumula com uma voracidade maníaca de leitura em Ficção Científica e Especulativa. Na camuflagem com que sobrevive no mundo real, é professor de TIC e coordenador PTE no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, mestre em Informática Educacional, formador e colaborador do fablab Lab Aberto.
Iniciação ao Crochet (Handmade Sci-Fi Lx)
CANCELADO
Técnicas de Amigurumi (Handmade Sci-Fi Lx)
CANCELADO
Iniciação à Execução de Bases para Minis
Alexis – À Mão Livre
Sábado, 14 de Julho – 14h30
Inscrição: https://goo.gl/forms/chRVt697qzxhdh4o1
Domingo, 15 de Julho – 14h30
Inscrição: https://goo.gl/forms/bhPsuhyr7gh5X3Uc2
Duração Aproximada: Uma hora Custo: 20€ (material incluído) Nº de Participantes: 2-8
Introdução aos materiais necessários e sua utilização para as bases de miniaturas: material de bancada, colas, massas, resinas, flocking e materiais diversos. Explicação do processo desde a preparação da base das miniatura, construção de terreno, pintura e pormenores: participantes irão executar um projecto à escolha ou que tragam consigo. Podem ser utilizadas qualquer tipo de miniaturas, desde que com bases lisas, como miniaturas de jogos de tabuleiro, jogos de guerra ou de exposição.
Formada em Escultura em 2001 pela FBAUL da Universidade de Lisboa, Alexis iniciou o seu percurso oficial pela pintura de miniaturas em 2009. Conta com vários prémios na competição Modelscala.
Iniciação à Pintura de Miniaturas
Alexis – À Mão Livre
Sábado, 14 de Julho – 16h00
Inscrição: https://goo.gl/forms/W7Pcf1Ckxh6RTj2f1
Domingo, 15 de Julho – 16h00
Inscrição: https://goo.gl/forms/sJrg4Vgmp96vCUVN2
Duração Aproximada: Três horas Custo: 20€ (material incluído) Nº de Participantes: 2-8
Introdução aos materiais necessários e sua utilização para a pintura de miniaturas: material de bancada, pincéis, líquidos, betumes, tintas (wash, base coat, layer), limas, iluminação. Explicação do processo desde a preparação das minis ao verniz: participantes irão pintar uma cor numa mini e experimentar as várias técnicas base (mistura a seco, mistura a molhado, textura e aguadas).
Formada em Escultura em 2001 pela FBAUL da Universidade de Lisboa, Alexis iniciou o seu percurso oficial pela pintura de miniaturas em 2009. Conta com vários prémios na competição Modelscala.
Introdução ao Desenho Manga
Ricardo Lopes – JanKenPon
Sábado, 14 de Julho – 17h00
Inscrição: https://goo.gl/forms/jgguPOrGJ4fdsHYp1
Duração Aproximada: Uma hora e meia Custo: 10€ (material incluído) Nº Mínimo de Participantes: 4
Os participantes terão uma pequena introdução à criação de banda desenhada e manga, seguida de uma aula centrada no corpo humano, por inteiro, e na face. A aula será focada no estilo manga, mas os conhecimentos são facilmente transponíveis para outros estilos. O workshop tem como objectivo fornecer aos participantes o maior número possível de ferramentas para que possam usar em casa para elevar a sua arte. Caso haja tempo, serão ainda discutidas algumas dicas para a criação de banda desenhada em estilo pós-apocalíptico ou semelhantes (sobre cenários, worldbuilding, etc.), subordinados ao tema do Armageddon.
Ricardo Lopes é autor dos livros Júpiter, (2014 a 2017 pela Escorpião Azul) e das bandas desenhadas A Última Fronteira (colectânea Histórias do Outro Mundo, 2016) e Imaginarium (Jornal JanKenPon, 12ª edição) É colaborador do Estúdio JanKenPon e lecciona workshops do tema em eventos nacionais (Iberanime Lx/Opo) e internacionais (J-Pop Com, em Copenhaga). Foi vencedor do Concurso de Desenho Manga (individual) e do Campeonato de Manga (em conjunto com a argumentista Rita Telhada) do Iberanime Lx 2016.
Da Ideia À Página de Banda Desenhada
Ricardo Andrade
Sábado, 14 de Julho – 18h30
Inscrições: https://goo.gl/forms/kU7Nkh4oR4QA37VH2
Duaração Aproximada: 2 horas Custo: 5€
Procura-se dar uma visão geral e prática de como transformar uma ideia numa página de banda desenhada. Desde o argumento aos layouts de página, procura-se que os formandos fiquem com as informações necessárias para poder iniciar a produção das suas bandas desenhadas. Este workshop é interdito a professores e profissionais.
Ricardo Andrade é o argumentista da série de banda desenhada “Dragon Nanny”, co-argumentista de “O Conto de Duas Saudades” – manga oficial dos 150 anos do Tratado entre Portugal e Japão e Script doctor do jornal Jankenpon.
Origami – Kusudama Asteroid
Isabel Gomes
Sábado, 14 de Julho – 17h00
Inscrições: https://goo.gl/forms/tsc04r6yM74J76JL2
Duração Aproximada: 3 horas Custo: 6€ (material incluído) Nº Máximo de Participantes: 15
Dobragem de modelo simples de 12 unidades e explicação de dobra dos modelos de 6 e 30 unidades.
Isabel Gomes colabora com a revista Waribashi com esquemas de dobragem de modelos em origami; workshops de origami desde 2008.
Dobragem de Animação
Quimbé
Domingo, 15 de Julho – 16 horas
Inscrição: https://goo.gl/forms/o2XXqj1BdVnIk7Fe2
Duração aproximada: 2 horas Custo: 20€
Nº Mínimo de Participantes: 40
Pré-requisitos: Os participantes deverão, de preferência, ser maiores de 16 anos, para conseguirem realizar as dobragens. Mas não é obrigatório
Workshop de nível 1
Queres aprender a dobrar desenhos animados?
Inscreve-te já!
Quimbé é um actor com largos anos de experiência em televisão e teatro, cujos trabalhos mais recentes e mais conhecidos incluem: Inspetor Max (televisão); Pocahontas (teatro); Aladino e a lâmpada mágica (teatro). Actualmente encontra-se em digressão com “A put* da loucura”
Marcadores de Livros Fantásticos
Helena Freitas
Sábado, 14 de Julho – 11h00 e Domingo, 15 de Julho – 11h00
Inscrição: https://goo.gl/forms/DSFA9gGYq4dWNO4p2
Duração aproximada: 3 horas Custo: 6€ (material incluído) Nº Máximo de Participantes: 10
Pré-requisitos: Caso as crianças tenham idades inferior a 6 anos devem ser acompanhadas por um adulto e ambos pagam.
Vamos fazer marcadores de livros onde a imaginação será o limite. Cada criança poderá fazer um ou mais marcadores que levará consigo para usar nos seus livros preferidos.
Todos ficarão com habilitações para fazer marcadores de livros sempre que lhes apetecer a partir de simples quadrados de papel coloridos. A diversão está garantida!
Helena Freitas é Designer Gráfica formada em Publicidade.
Voltar a Sentir Bem-Estar Depois do Armageddon
Tiago A. G. Fonseca (Psinove)
Domingo, 15 de Julho – 14hoo
Inscrição: https://goo.gl/forms/QBslDj7eCRtcwc533
Duração aproximada: 2 horas Custo: 1€ (convertido em rifa) Nº Mínimo de Participantes: 8
Este workshop tem como principal foco a reflexão e aquisição de estratégias para lidar psicológica e emocionalmente com situações de crise e catástrofe, como é o caso do conceito de Armageddon tão abordado na Ficção Científica. Estas aprendizagens são também ferramentas importantes a adquirir no sentido de lidar com situações quotidianas pelo qual todos passamos. Serão abordas as seguintes temáticas:
1- Armageddon;
2- Armageddon psicológico;
3- Stress;
4- Situação de Crise e de Catástrofe;
5- Papel de um psicólogo em situação de catástrofe;
6- Primeiros Socorros Psicológicos;
7- A vida depois do Armageddon;
Tiago A. G. Fonseca é Psicólogo Clínico em prática privada na empresa Psinove, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, em Doutoramento em Psicologia Clínica – Psicoterapia Integrativa, Formado em Intervenção Psicológica em Situação de Crise e Catástrofe e Formador certificado pelo IEFP.
Como Escrever um Conto Apocalíptico
Pedro Cipriano
Domingo, 15 de Julho – 11h30
Inscrição: https://goo.gl/forms/Yp4UOjJB0VtBoOMy1
Duração Aproximada: Uma hora e meia Custo: 5€ Nº de Participantes: 6-30
Em que difere um conto de um romance? Estrutura em actos ou momentos. Os pilares da Mundicriação e como derrubá-los. Impacto psicológico nas personagens. Não contar, mostrar. Criar de tensão. Erros comuns e como evitá-los.
Pedro Cipriano, nascido em 1986, é o fundador da Editorial Divergência, a editora-líder de ficção especulativa. Os seus contos apareceram em várias antologias. Em 2018, Pedro criou o Prémio de Ficção Especulativa António de Macedo, atribuído anualmente a um manuscrito inédito. Em 2017 o seu primeiro romance As Nuvens de Hamburgo ganhou o prémio Escolha do Ano no Fórum Fantástico. Contribuiu também em muitos mais projectos, eventos e concursos literários.
Escrita Criativa – Como Matar Personagens
Bruno Martins Soares e Pedro Cipriano
Domingo, 15 de Julho – 14h00
Inscrição: https://goo.gl/forms/hJkiYGIobaGdupsp2
Duração Aproximada: Uma hora e meia Custo: 1€ (convertido em rifa) Nº de Participantes: 7-20
Matar é necessário num cenário apocalíptico. Mas há arte em matar. Há uns anos atrás matar personagens era algo de formulaico: só raramente e em certas ocasiões era possível matar personagens principais ou importantes. Lembremo-nos das sequelas de Rambo, onde se contam às dezenas os figurantes a morrerem nas margens dos rios. Mas hoje, após a Saga do Gelo e do Fogo e The Walking Dead, por exemplo, ultrapassámos esses pruridos. Hoje, matar exige sofisticação. Mas quantas personagens podemos matar? Que personagens podemos matar? E como? Este é um curso para assassinos de personagens, onde pensamos sobre este tema e descobrimos a nossa veia homicida.
Bruno Martins Soares é escritor, argumentista e consultor. Tendo ganho o Concurso Jovens Criadores em 1996, é mais conhecido pela escrita de ficção científica e fantasia como A Saga de Alex 9 e a trilogia em inglês The Dark Sea War Chronicles.
Pedro Cipriano, nascido em 1986, é o fundador da Editorial Divergência, a editora-líder de ficção especulativa de novos autores portugueses. Os seus contos apareceram em várias antologias. Em 2018, Pedro criou o Prémio de Ficção Especulativa António de Macedo, atribuído anualmente a um manuscrito inédito. Em 2017 o seu primeiro romance, As Nuvens de Hamburgo, ganhou o prémio Escolha do Ano no Fórum Fantástico, a convenção anual portuguesa de Ficção Especulativa.
Criar Um Videojogo Sem Programar
Isaque Sanches
Sábado, 14 de Julho – 19 horas
Inscrições: https://goo.gl/forms/TmMslysRX76KxMYi2
Duração Aproximada: 1 hora Custo: 2€ Nº Participantes: 5-10
Introdução a diversas metologias de criação a solo de videojogos sem necessidade de conhecimentos de programação e actividade de criação aplicando uma metodologia ensinada.
Isaque Sanches é Game designer, programador, artista técnico, produtor de videojogos. Filho de pais portugueses, nascido em Lausanne, na Suiça. Fundou “Not a Game Studio”, estúdio de videojogos onde trabalha actualmente como developer e produtor. Co-fundou A Ludoteca, o primeiro colectivo português para criadores de videojogos profissionais e amadores. Trabalhou como developer de realidade aumentada e realidade virtual para Cycloid – Engenharia e Telecomunicações. Trabalhou como developer de realidade virtual para 360 Play. Trabalhou como developer de jogos e game designer para Pocket Studio (B5 Studios). Trabalhou como developer, designer de UX, e game designer para Stratera Studio. Trabalhou como colunista, redactor e editor para Rubber Chicken.